Menu


Telefone: (11) 3666-2529

E-mail: contato@clinicadecoracao.com.br
Horário de atendimento: de Segunda a Sexta das 9h às 17h e de sábado das 9h às 13h
Bem Vindos à Clínica DECORação. Nossa equipe de profissionais está pronta para lhe atender. Os pacientes? Sua casa, escritório, quarto, sala, cozinha, ou qualquer outro ambiente que precise passar por uma repaginada no visual. Agende agora mesmo sua consulta!


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Organizando a casa


Um dos fantasmas de uma casa, sem dúvida, é a bagunça. Para mim, pelo menos, surgem sempre algumas duvidas na hora de fazer a arrumação geral da casa. Por onde começo? Será que eu guardo isso? Onde é o melhor lugar pra esse item?

Sabe aquela arrumação grande, onde vamos doar e descartar o que não é mais utilizado, arrumar papeis, roupas? Então, essa me deixa maluca.

 Obviamente que se tivermos um sistema, essa arrumação periódica se torna muito mais fácil e rápida. Para isso eu fui atrás de dicas das fantásticas personal organizers da Organizabox, Stella e Malú Nogueira.


Se a bagunça for maior do que você imagina, contratar um profissional especializado pode ser uma ótima opção para otimizar seu tempo e espaço. “De forma mais prática o profissional da organização vai ajudar a identificar o problema da casa, analisar o espaço disponível versus a necessidade do cliente, auxiliar no descarte dos objetos (doação, lixo, conserto etc), categorizar, sugerir técnicas e produtos organizadores para facilitar o dia a dia”. – explicam.






 Perguntei também qual é, geralmente, o espaço mais bagunçado de uma residência. Para elas, cada casa é um caso. O quarto geralmente é o lugar que acumula mais bagunça, por ser um espaço privado e de uso diário. Se for de adolescente ou criança então, mais ainda. “Se na casa houver uma garagem ou depósito onde se guardam coisas de pouco uso de todos os integrantes da casa, normalmente esse espaço é um caos”. – diz Stella.





Mas e depois da arrumação feita? Como manter tudo em ordem? Isso requer mudanças de hábito, geralmente, elas explicam. “É bacana reservar um tempo diariamente para guardar o que foi tirado do lugar, evitando assim o acúmulo da bagunça. Geralmente, na casa com menos acúmulo de objetos ou se estes estiverem bem organizados, há mais facilidade em manter a organização. Se isso for muito difícil para a pessoa, a solução é ter alguém que possa fazer esse trabalho, que pode inclusive ser treinada por uma personal organizer. Ou ainda, aumentar a frequência da contratação do serviço de uma PO”. 

Para isso também é necessária a disciplina em não acumular coisas inúteis, a famosa prática do desapego. Sempre se pergunte: “Essa roupa ou objeto é útil e foi utilizada no último ano”?  A resposta geralmente revela o destino do item, se será mantido ou não. Eu adoto essa máxima anualmente e todo fim de ano me desfaço de muita coisa.

Outra dica é sempre que entrar no armário uma peça deve sair outra. Também é importante não ter objetos repetidos. Apenas um exemplar de cada é suficiente, por exemplo, não necessitamos de dois abridores de vinho, por exemplo.  “Guardar roupas que não estão servindo também ocupa um espaço inútil. A pessoa quando engordar ou emagrecer vai querer comprar peças novas, geralmente”. 


Os efeitos de uma casa organizada são incontáveis. Além de um ambiente mais agradável e saudável de se viver, a manutenção de um espaço organizado é sem duvida muito mais fácil.
“Tornamos os ambientes mais funcionais. Se pensarmos o que isso significará no dia a dia dessa pessoa, falamos em melhora da qualidade de vida, menor desperdício de tempo e energia, aumento da autoestima, segurança, sentimento de prazer e orgulho em receber amigos e diminuição de stress. Ou seja, só há vantagens”. – ressalta Malú.

Agora é só se animar com essas dicas e botar a mão na massa. Além de um ambiente mais bacana e organizado, também há uma intensa renovação de energia quando adotamos essa prática.

Organizabox -  Malú e Stella Nogueira

Gostou da nossa dica da semana? Comente, compartilhe, curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário