Hoje vou falar um pouquinho sobre como planejar sua reforma no começo do ano que vem e deixar sua casa nova no ano novo.
O primeiro passo é descobrir um profissional apto e capacitado para lhe ajudar, seja ele arquiteto ou engenheiro. Como já disse na minha primeira coluna aqui do portal, num primeiro momento o custo pode ser mais elevado, mas a longo prazo você irá ver que compensou. Isso porque este profissional irá lhe direcionar e orientar nas etapas de trabalho, reduzindo custos e tempo na obra.
Uma vez escolhido, o ideal é ter um projeto em mãos detalhado por esse profissional. Com este projeto, você poderá fazer orçamentos de mão de obra civil, elétrica, hidráulica, e também orçar acabamentos, louças e metais.
Fechando os orçamentos, é a hora do quebra-quebra. O ideal, se a reforma for grande, é que nos ausentemos do local no período da mesma. Mas como isso nem sempre é possível, peça ajuda para seu profissional para que ele coordene os ambientes a serem reformados primeiro.
Numa casa onde haja apenas um banheiro, este é o primeiro cômodo que deve ser reformado, passando aos quartos e à cozinha, que são os ambientes prioritários da residência. No caso de haver mais de um banheiro, reforme um e use o outro, e quando terminar, troque.
A primeira etapa da reforma deve ser a demolição de alvenarias, pisos, bancadas e o que mais for necessário retirar, conforme o projeto. Tenha em mente sempre o projeto estrutural do imóvel, para evitar quebrar pilares e vigas que sustentam a construção.
Após isso, pode-se dar andamento à parte elétrica, hidráulica, execução de contra-pisos, requadro de portas e janelas e masseamento das paredes para recebimento de pintura e/ou revestimento.
Após a colocação dos acabamentos, passa-se à instalação de louças, metais, acessórios e móveis de marcenaria ou embutidos.
O pintor é o último profissional que sairá de sua reforma, pois mesmo após a mudança haverá retoques que deverão ser feitos por conta de eventuais esbarrões ou paredes danificadas pelo entra e sai dos móveis.
Lembre-se que reformar a casa sempre gera um custo que às vezes não esperamos, pois imprevistos ocorrem mesmo com a ajuda correta de um profissional. Portanto é importante planejar bem seus gastos e suas possibilidades para não correr o risco de se endividar ou ter que parar a obra no meio.
Com essas dicas, não espere mais e mãos à obra! Ano novo, casa nova, vida nova!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário