Apesar da onda de calor que atinge o país, nos dias mais frios nada melhor do que uma charmosa lareira para nos aquecer e tornar o ambiente mais aconchegante.
Em contrapartida aos tradicionais modelos à lenha, que dão trabalho, manutenção e fazem sujeira, as lareiras modernas, além de serem ultra práticas, trazem um novo conceito a essa peça que muitas vezes pode se tornar o up da sua decoração, até mesmo quando não for utilizada.
As lareiras a gás não fazem sujeira pois não geram a fuligem comum na queima da madeira e por isso também não necessitam de chaminé, podendo ser facilmente instaladas e qualquer ponto da casa e em formatos diversos, como quadrados, lineares, de canto ou até circulares.
A combustão é gerada tanto pelo gás natural ou pelo gás de botijão e por isso na hora da compra a lareira deve seguir o tipo de gás que será utilizado para alimentá-la.
O ponto de instalação é comum como o de fogão e a tubulação sob o piso deve ser de cobre. O revestimento deve ser de tijolo refratário na parte interna no caso de caixas que simulem lareiras a lenha, ou no caso de modelos lineares, deve-se fazer um "berço" de concreto com o espaço para o encaixe da lareira como nas fotos abaixo:
Modelo da Casa das Lareiras com pedras vulcânicas e caixa externa em inox
Modelo linear da Casa das Lareiras
Projeto de lareira linear a gás executado pela Casa das Lareiras
Projeto de lareira linear a gás executado pela Construflama
Há também os modelos com lenho falso que imitam a queima da madeira real e são feitos de cerâmica, além de possuirem uma grelha inferior de apoio que possibilita a colocação sob qualquer superfície.
Modelo de lenho a gás - Casa das Lareiras
Modelo em estilo romano, a gás e de canto - Lareira e Cia
A empresa Firesgalore lançou a Superior Athos Flueless Gas Fire (modelo acima), uma lareira que pode ser facilmente instalada em qualquer casa e oferece um estilo mais clean. Importada e a gás, tem profundidade de 18cm apenas
O tamanho da lareira deve ser proporcional ao ambiente que será colocado. Um modelo de lenho a gás de 63x30cm aquece por volta de 65m², por exemplo. Para melhores especificações o ideal sempre é a consulta anterior a profissionais ou empresas do ramo.
Todas elas possuem sistema de trava de segurança no caso de um possível vazamento.
Os modelos a gás não exigem chaminé, mas as vezes além de charmosa na ambientação facilita a evacuação do gás carbônico, no caso de modelos maiores.
A maioria das empresas já fornece os kits com instalação porém o ponto de gás e o local de instalação já devem estar preparados.
Não percam semana que vem mais dicas de decoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário