Menu


Telefone: (11) 3666-2529

E-mail: contato@clinicadecoracao.com.br
Horário de atendimento: de Segunda a Sexta das 9h às 17h e de sábado das 9h às 13h
Bem Vindos à Clínica DECORação. Nossa equipe de profissionais está pronta para lhe atender. Os pacientes? Sua casa, escritório, quarto, sala, cozinha, ou qualquer outro ambiente que precise passar por uma repaginada no visual. Agende agora mesmo sua consulta!


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Decore sua casa para o Natal!!!!! Dicas de decoração e produtos!


Estamos há exatamente um mês do Natal e chegou a hora de começarmos a decorar nossa casa!!!

Para isso, além de não ser necessário gastar muito, seguem algumas opções e idéias novas e divertidas para deixar sua casa linda no fim do ano!

Como as cores e temas de natal são extremamente européias, o ideal é inovar a nossa decoração com a cara de nosso país, usando, flores, frutas, grãos e o que mais a imaginação mandar, como nessas fotos abaixo onde a Arq. Luiza Altman montou uma mesa bem brasileira usando grãos de café e poucos elementos, que trazem charme e praticidade ao conjunto.


Louças, talheres e toalhas da Port Casa dão um toque a mais nesta linda mesa para a ceia! Os enfeites e bolas para árvore que são facilmente encontrados nas lojas da Rua 25 de março,podem ser facilmente adaptados como porta-guardanapos! Fácil, barato e prático não?
Para um toque mais moderno e leve, que tal trocarmos as toalhas por jogos americanos em palinha? Super baratos e contemporâneos!

A Arq. Luiza Altman decorou essa mesa lateral com uma arvore pequena, velas e folhas, o que dá uma sensação de aconchego nesta produção. As canelas em pau trazem o toque de brasilidade e aroma à composição.



O lavabo ou banheiro é um cantinho que não deve ser esquecido também, pois as visitas o usarão bastante! Que tal decorar sua bancada na noite de natal com toalhas temáticas, folhas secas e velas? Super charmoso e atual, seus convidados irão amar!

Para servir e receber os convidados, os produtos da Coza nas cores do natal são um charme, além de práticos e fáceis de lavar e armazenar. São potes, saladeiras, cumbucas, até luminária (abaixo) Essas peças vão dar uma inovada no visual e fazer sucesso na sua casa! 



Taças para sobremesa / Cumbuca

Cooler/ Balde Retrô

Jarra Retrô 
Saladeira Maui
     Luminária de mesa Sollis

Para um toque mais Hi-tech, que tal misturarmos o preto, com prata e um belo lilás? Almofadas da PortCasa, ambientação Arq. Luiza Altman

Aguardem mais dicas para deixar sua casa mais bonita para o fim do ano!



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Museu Judaico de Berlim




Hoje nossa coluna não trará uma dica específica de arquitetura ou decoração, mas um belo cartão postal da arquitetura mundial, o Museu Judaico de Berlim.
Há tempos quero escrever sobre esse museu, que além de ser importante para a história do meu povo, é uma obra genial de arquitetura que incorpora em cada centímetro a genialidade do arquiteto e sua relação com a história judaica, que se traduz nas paredes do museu como poesia pura.




Daniel Libeskind, o arquiteto responsável pelo projeto do museu, é polonês naturalizado americano e nasceu pouco depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, filho de sobreviventes.  Ele criou um espaço artístico em que em suas próprias palavras , "evoca a extraordinária história da comunidade judaica berlinense, uma história viva que não é marcada apenas pela tragédia".


O Arquiteto Daniel Libeskind

O museu também traz a discussão do papel da arquitetura como agente social e simbolo da história de um grupo ou povo, traduzindo o ato de projetar e construir numa espécie de memória viva e sólida das sensações e acontecimentos vividos por ele.
Libeskind lidou sabiamente ao materializar o Holocausto em uma arquitetura simbólica que explora as sensações dos usuários para recriar uma atmosfera aterradora a que seus antepassados foram submetidos e ao mesmo tempo mostra que a história do povo judeu não acaba neste momento histórico e sim sofre um “recomeço”.
A vivência do espaço arquitetônico é fundamental em obras deste porte e para isso Libeskind se valeu de muitos recursos cuidadosamente estudados:


A estrela de David estilhaçada



A estrela de David é um símbolo formado por dois triângulos invertidos, que representam entre outros significados, a concretização e a importância e magnitude do reinado de David sobre a Terra.
Na obra de Libeskind ela aparece desconstruída,  e esses estilhaços da estrela assumem as formas das aberturas que trazem luz ao museu e representam alguns significados, como: a forma nas quais os judeus eram transportados, em que só conseguiam ver a luz através das frestas carros de bois e ao meu ver as inúmeras cicatrizes de um povo ao longo do tempo mas que não chegaram a destruí-lo por completo, mas que permanecem, para nos lembrar.







Essas aberturas são a única ligação entre a parte externa e interna do museu, que possui um formato descontruído visto de cima, na intensa representação dos obstáculos e diversos caminhos percorridos pelo povo judeu na sua história, tanto na Alemanha como em outros lugares e dão uma visão poética aos visitantes do momento histórico.
Para uma sensação maior de quebra e desconforto o piso foi feito em vários níveis e com uma leve inclinação e as paredes inclinadas em diversos ângulos desorientam o visitante. Corredores estreitos e altos trazem a sensação de opressão e angústia de um único caminho a seguir, sem liberdade e sem poder voltar atrás e nem saber o que nos espera à frente, exatamente como nos campos de extermínio.
O grande vazio que permeia toda a construção traz uma ligação entre a história da Alemanha e a história dos judeus na Alemanha, que é fraturada e descontinua.



Os três eixos da construção são:
  • O Eixo do Holocausto, onde ao fundo se tem uma pesada porta metálica que leva o visitante à uma sala fechada de concreto com mai s de 20 metros de altura, com um único feixe de luz superior.


  • O Eixo do Exílio com a mesma porta pesada que nos leva ao lado de fora onde um jardim de esculturas de concreto representa a exclusão dos judeus na Alemanha, a Diáspora (a dispersão do povo judeu pelo mundo) e a massificação do extermínio, como se todos fossem a mesma pessoa.


  • O Eixo da Continuidade, o maior de todos, possui uma escadaria enorme com vigas de concreto inclinadas que cortam o ambiente e ao subir ou descer se tornam mais evidentes, numa metáfora (análise minha) aos obstáculos que vencemos e os que estão por vir na continuidade de nossas histórias. 


Em um dos três patamares da escada uma sala com pé direito alto e iluminada por uma clarabóia possue peças com desenho de rostos jogados no chão, feitas a mão, nenhum rosto é igual ao outro, confirmando ainda mais a dor da perda da indentidade a qual o povo judeu muitas vezes foi submetido.




 Mais uma vez vemos um belíssimo exemplo da arquitetura fazendo um de seus principais propósitos com maestria. O de tornar a interação entre ser humano e obra uma experiência sensorial e de vida.